Segurança no ambiente de trabalho

Ao se falar de segurança no trabalho já pensamos em normas, regras e naquele profissional que fica o tempo todo monitorando se o trabalhador está usando EPI’s, trabalhando com segurança etc.

A segurança no trabalho não é apenas para seguir normatizações apresentadas pela legislação, ela serve como uma forma de evitar, prevenir ou minimizar acidentes e doenças que venham a causar danos à saúde física do trabalhador.

Mas o que o trabalhador não percebe, é que a segurança no trabalho começa com atitudes do próprio trabalhador em seu ambiente de trabalho, e este é o tema de hoje: Segurança no Ambiente de trabalho.

Um ambiente seguro e adequado, não é somente aquele em que segue as normas e regras, vamos acrescentar que a arrumação, ordem e a limpeza trazem benefícios que ajudam a eliminar alguns perigos no ambiente laboral.

Com isso em mente vamos a algumas dicas que vão te ajudar a manter seu ambiente mais seguro.

Se você deixa o ambiente arrumado e limpo você:

· Encontra suas ferramentas e itens de trabalho mais rapidamente;

·   Tem um melhor aproveitamento do espaço;

·   Transita com os materiais de forma mais segura;

·   Diminui o risco de acidentes como:

  • Escorregões;
  • Quedas;
  • Incêndios;
  • Exposição a substâncias tóxicas e poeiras;
  • Colisões

Então para chegar a esses benefícios é preciso melhorar o ambiente com a organização e a limpeza.

E para isso vamos partir do princípio que devemos seguir alguns passos:

1. O que utilizo? Veja em seu ambiente de trabalho tudo que você precisa para desempenhar sua atividade, tudo que não for usado deverá ser descartado ou realocado.

2. Organização. Com tudo que você precisa para trabalhar já separado, organize de forma que fique fácil a utilização, com isso você ganha tempo, facilidade de encontrar as ferramentas e diminui a insegurança no uso.

3. Mantenha tudo limpo! Não é somente manter o lugar e as ferramentas limpas, deve-se inspecionar e manter a manutenção em dia dos equipamentos e ferramentas.

4. Mantenha a disciplina e repita os processos. Nessa etapa você deverá sempre verificar as etapas anteriores, dessa forma você ganha qualidade, produtividade e segurança em seu ambiente laboral.

Utilize as dicas a seu favor, reflita e acrescente outros itens nessas dicas de forma que você cumpra um grande objetivo: manter a segurança de sua vida.

Fonte: DDS Online – www.ddsonline.com.br/dds-temas/administracao-e-escritorio/seguranca-no-ambiente-de-trabalho/

Deixe uma resposta