Preciso mesmo alongar antes de correr?

Preciso mesmo alongar antes de correr?

Quantas vezes você já viu uma pessoa fazer aqueles clássicos alongamentos antes de correr? Esticar a perna, tentar pegar os dedos do pé, puxar o pé por trás do corpo, esticar a coxa e aí por diante… Tudo porque a grande maioria acredita que alongar antes de correr evita lesões, e existem profissionais de educação física que também pensam isso.

E se eu te disser que não existe qualquer evidência na literatura científica de que alongar antes de correr evita lesões? Esta é a mais pura verdade. Nunca houve. O que havia mesmo era uma crença de que isso poderia acontecer, mas de que isso poderia acontecer, mas quando pesquisadores foram checar no que se baseava tal constatação, descobriram que isso nunca havia nem sido estudado.

O que a gente deve fazer antes da corrida mesmo é o tal do aquecimento. Em um treino intervalado, ele já está incluso na forma de um trote de 15 a 20 minutos. No entanto, no caso de uma corrida de 10 km, por exemplo, o aquecimento pode ser feito durante o primeiro quilômetro, sempre em um ritmo mais lento do que o proposto para o treino.

A importância do aquecimento é “avisar” o nosso corpo que vamos fazer uma atividade física, e que ele vai precisar trabalhar em um ritmo mais acelerado. Ao aquecer, aumentamos os batimentos cardíacos, as veias dão uma “alargada” para aumentar o fluxo sanguíneo e pronto, nosso corpo entendeu o recado. Aquecer é muito mais imporante do que alongar. Bom, e agora? Devo parar com os meus alongamentos? Na verdade, não. O que a maioria dos fisioterapeutas diz é de ter uma uma rotina de alongamento em um outro período do dia.

Ah, mas não esqueça que antes de alongar, você também vai precisar se aquecer! É aí que, com certeza, você pode se lesionar, pois os tendões são elásticos precisam do aquecimento para serem “lubrificados” antes de serem esticados por você.

Mas veja bem: se alongar faz toda a diferença no seu treino, quem sou eu para dizer para parar? Agora, se você odeia fazer alongamento antes e depois de correr, está aí o motivo que você precisava para não fazer mais isso.

 

Fonte: https://corridanoar.blogosfera.uol.com.br/2018/05/07/preciso-mesmo-alongar-antes-de-correr/

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