Por que Maio é Amarelo?

Por que Maio é Amarelo?

O Mês do Maio amarelo promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito e que surgiu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  A ideia é mobilizar os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema. Por que o mês de maio e amarelo? Em maio de 2011 a ONU decretou a Década de ação para a segurança no trânsito. O amarelo foi escolhido pois simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

Como evitar acidentes de trânsito? A melhor forma de conscientizar os motoristas dos riscos no trânsito é a educação preventiva. Por isso o tema da campanha de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO e idealizador do Movimento Maio Amarelo, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, ressalta.

O que é direção defensiva? Segundo o manual do Departamento Nacional de Trânsito: ” é a forma de dirigir, que permite a você reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com você, com seus acompanhantes, com o seu veículo e com os outros usuários da via”. É desse modo que você evita acidentes e mortes no trânsito.

Dicas de direção defensiva:

Faça manutenção periódica no seu veículo; Verifique o estado dos pneus; Use o cinto de segurança de forma correta;  Tenha cuidados extras com as crianças;  Cheque sempre os freios; Evite dirigir após discussões fortes ou perdas; Tenha um bom comportamento no trânsito;

Fontes: http://blog.inbep.com.br/por-que-e-maio-amarelo/

 

Deixe uma resposta