Medidas simples para você melhorar a sua postura e evitar dores no corpo

Já dizia sua vó: “Menina, arruma essa postura! Peito pra frente e barriga pra trás”. Como toda sabedoria de vó, ela tem lá seu fundamento.

A postura afeta diretamente seu visual e até atrapalhar que os resultados da dieta e dos exercícios apareçam. Uma má postura pode ser a causa da barriguinha saliente, do aspecto introvertido e de dores.

A fraqueza e desequilíbrio entre os grupos musculares anteriores e posteriores do tronco estão entre as principais causas de tantos problemas. Além de tudo, a hiperlordose lombar, mais conhecida como aquela famosa postura de bumbum empinado, também projeta o abdômen anteriormente e passa a impressão de barriguinha saliente mesmo em pessoas magras.

Exercícios que melhoram a postura

Antes de qualquer correção, é importante fazer uma avaliação postural com um especialista, uma vez que estamos falando de algo muito individual. Diversas técnicas podem ser usadas para melhorar a postura, entre as mais conhecidas temos o famoso RPG (reeducação postural global) e o pilates, que reestruturam a musculatura e focam no fortalecimento dos músculos do tronco e no correto posicionamento do corpo.

Outra opção são as aulas de alongamentos que têm como objetivo a reorganização postural. Elas contam com exercícios de flexibilidade, força, sustentação e relaxamento, feitos em equipamentos que auxiliam na execução dos movimentos.

Essa atividade é ideal para quem sente dores causadas pela má postura e desequilíbrio muscular, e proporciona benefícios como o alívio de incômodos na região das costas, melhora da consciência corporal, auxílio para o aumento da qualidade da respiração, redução de riscos de lesões, aumento de respostas neuromusculares, melhora da qualidade do sono, auxílio na reabilitação de problemas estruturais e ativação da circulação sanguínea.

Medidas simples no dia a dia que podem ajudar

Além dos exercícios, adotar algumas estratégias simples no seu dia a dia contribuem para melhorar a postura e criar hábitos mais saudáveis.

  • Olhe-se no espelho de corpo inteiro e observe seu corpo. Um ombro mais arqueado para a frente ou um bumbum mais empinado, por exemplo, são erros que devemos corrigir. Você mesmo é capaz de observar o posicionamento do seu corpo e mudá-lo.
  • Alongue-se ao acordar e durante as pausas no trabalho, principalmente, se você passa o tempo inteiro sentado. Assim, você alivia a tensão e relaxa o corpo.
  • Ao sentar, procure manter as costas no encosto da cadeira e os pés em um suporte nos pés, a fim de manter os joelhos em um ângulo de 90º.
  • Em alguns momentos, desencoste da cadeira e mantenha a coluna alinhada. É uma postura difícil de manter, pois exige o trabalho de músculos do abdômen e das costas. Mas é uma forma bastante simples de começar a fortalecer a sua musculatura.

Uma boa postura não só trará benefícios como uma barriga mais chapada –se você malhar e se alimentar bem, claro — como também manterá você afastado de lombalgias, isso é, as famosas dores nas costas.

Fonte: paolamachado.blogosfera.uol.com.br/2018/09/26/medidas-simples-para-voce-melhorar-a-sua-postura-e-evitar-dores-no-corpo/

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