Foco no resultado: 6 técnicas de gestão do tempo infalíveis

Todas as pessoas têm as mesmas 24 horas por dia.

Mesmo nós trabalhando a mesma quantidade de tempo, por que algumas pessoas parecem ter achado o segredo de como manter o equilíbrio entre a vida e o trabalho — enquanto outras seguem exaustas e pressionadas por uma lista de afazeres que só cresce (e nunca acaba)?

A resposta é a gestão de tempo e produtividade.

Como você lida com a organização do trabalho e gestão de tempo nas empresas pode fazer a diferença entre estar sempre na correria (e não terminar nada), ou fazer tudo o que você deseja no seu trabalho e na sua vida — e ainda ter tempo livre para fazer o que quiser.

Mas como ter certeza de que você sabe as técnicas de gestão do tempo corretas — aquelas que não apenas aumentam a sua produtividade, mas permitem que você empregue seu tempo e energia nas áreas da sua vida e do trabalho que lhe trazem mais significado, propósito e alegria? Só pensar nisso tudo parece sufocante, mas felizmente existem algumas estratégias de gestão de tempo e produtividade que você pode implementar no seu dia-a-dia para ter mais organização e estrutura para sua agenda e lista de afazeres.

O que é gestão do tempo?

O termo “gestão do tempo” é uma palavra que está na moda no mundo da produtividade. Mas antes de mergulharmos em como vamos usar as técnicas de gestão do tempo para atingir objetivos, é importante entender a fundo o que é gestão do tempo e como ela deve ser definida.

Gestão de tempo e produtividade não é apenas sobre fazer mais — é tomar de volta as rédeas do seu tempo para que você possa se concentrar naquilo que faz mais sentido para você.

“Gestão de tempo e produtividade é viver no momento presente em vez de correr de uma tarefa para outra, riscando 1000 coisas da sua lista de tarefas diárias,” diz Dalton. “É parar e se perguntar: essa é uma tarefa que eu preciso fazer? Ela é realmente importante? A ideia é abrir espaço para que você não fique com o todo dia cheio e, em vez disso, permitir que, com esse espaço, você possa de fato desfrutar do trabalho.”

Então, para dar uma definição, gestão do tempo e produtividade é estar no controle de suas tarefas diariamente para que você saiba o que tem que fazer (e, tão importante quanto, o que você não tem que fazer), quando fazer e quanto tempo vai levar. Quando você tem esse senso de controle, também tem o tempo para buscar o que é significativo para você — tanto dentro quanto fora do trabalho.

E o que fazer para conseguir esse senso de controle? Você precisa das estratégias certas.

Técnicas de gestão do tempo são ações pequenas e sustentáveis para ter controle sobre sua agenda — e para garantir que seu tempo está sendo usado nos projetos que são mais significativos, valiosos e recompensadores.

Vamos conhecer algumas técnicas de gestão do tempo que você pode usar para começar a recuperar o controle do seu tempo (e, por consequência, da sua vida).

Faça um levantamento de uso do tempo

Levante a mão se você já foi dormir pensando “O tempo voou hoje!” 🙌🙌🙌

“Muitas vezes nós deixamos o dia nos levar para onde ele quiser… várias vezes, no ritmo frenético do dia a dia, perdemos a noção de como estamos usando o nosso tempo,” diz Dalton.

Mas você não pode recuperar o controle do seu tempo se não souber para onde ele está indo, razão pela qual fazer um levantamento de uso do tempo é tão importante.

A técnica de levantamento de uso do tempo lhe dará uma noção clara de como você está empregando as suas horas — e, mais do que isso, de como você as está desperdiçando.

E como funciona esse levantamento de uso do tempo na prática?

Você pode usar uma ferramenta de monitoramento do tempo, para acompanhar como você usa o tempo durante uma semana. O segredo dessa técnica é ter o máximo de especificidade e detalhismo possível.

“Se você tirar um tempo para ter uma visão geral de como está a sua semana, você pode começar a enxergar alguns espaços que talvez não estejam otimizados,” diz Dalton.

O segredo é procurar por “sugadores de tempo;” coisas que você não gosta de fazer e que tomam muito tempo, ou coisas que estão monopolizando o seu tempo e lhe impedindo de fazer o trabalho mais significativo.

Agora, tenha em mente que os sugadores de tempo serão diferentes para cada pessoa — o que é um desperdício claro de tempo para uma pessoa pode ser algo valioso para outra. Pegue o exemplo das redes sociais. Se você passa horas por dia rolando a timeline das suas redes sociais, ao invés de trabalhar no seu livro, esse é um sugador de tempo. Mas, se você está usando a rede social para gerar ideias de anúncios, contatar pessoas e divulgar seus projetos paralelos, esse é um tempo bem utilizado.

Assim que você identificar esses buracos negros, tire-os da sua agenda e realoque esse tempo para outras coisas. Se os sugadores de tempo são desnecessários, elimine-os. Se você está fazendo atividades da sua empresa de que não gosta, terceirize-as. Se as tarefas domésticas estão lhe impedindo de lançar o negócio dos seus sonhos, contrate alguém para lhe ajudar em casa ou faça essas atividades nas horas em que você não está rendendo.

O segredo é a responsabilidade. Quando você usa o sistema de levantamento, você não poderá perder tempo sem que isso apareça na sua revisão de como foi a semana.

Tire um tempo para uma rotina matinal energizadora

A maneira como você começa o seu dia determina o resto do seu dia. Então, se começar o dia na correria, você vai passar o resto do dia se sentindo assim. Mas o contrário também é verdadeiro. Se você levar a sério a forma como usa o seu tempo de manhã, vai levar essa atitude ao longo do dia.

Em vez de pular da cama para responder e-mails ou correr para o escritório, programe o relógio para despertar um pouco mais cedo e tire um tempo para você. Você pode usar a sua rotina matinal para fazer o que quiser — contanto que seja algo que lhe dê mais serenidade e ânimo para aproveitar o dia.

Dizer não pode ser desconfortável no começo, mas quanto melhor você fica em dizer “não” às coisas que não são ideais, mais tempo você terá para as coisas que realmente merecem seu “sim”.

Mas com essas técnicas de gestão do tempo, você pode ter o controle da sua agenda de volta e usar seu tempo de forma intencional —e embora não tenha tempo para tudo, você terá tempo para tudo o que importa. E ai, o que você vai fazer com essas horas extras no seu dia?

Fonte:
https://blog.trello.com/br/tecnicas-de-gestao-do-tempo?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=trello-br_newsletter

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