Facebook distrai motorista por até 4,5 s, tempo suficiente para matar…

 

Facebook distrai motorista por até 4,5 s, tempo suficiente para matar 

Levantamento do Cesvi mostra quanto tempo as pessoas ficam sem olhar para a rua enquanto usam celular ao volante, números assustam…
Quais são os riscos de dirigir e utilizar o celular ao mesmo tempo?
Quais são os riscos de dirigir e utilizar o celular ao mesmo tempo?
 O resultado de um estudo aponta que motoristas que usam o celular enquanto dirigem – seja para telefonar trocar mensagens ou acessar Facebook e Instagram – ficam sem olhar para o trânsito por cerca de 2,96 segundos (tempo médio), entre cada uso. É o tempo de um acidente que pode ser fatal.
O “Estudo de Distrações ao Volante” foi desenvolvido pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária, associado à Mapfre Brasil) e tem como objetivo alertar e orientar motoristas e passageiros sobre os riscos do hábito de não desgrudar do celular mesmo ao volante. A análise da pesquisa consiste em apontar por quanto tempo as pessoas ficam sem olhar para a rua enquanto usavam o aparelho.
De acordo com Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi, os testes para este resultado tiveram duração de 10 a 20 minutos. Nesse tempo, os motoristas olharam para a pista inúmeras vezes, mas houve momentos significativos sem olhar para o trânsito, escapando das faixas de rolagem, freando bruscamente e caindo em buracos, entre outros incidentes inesperados.
m ambiente controlado, o Cesvi calculou tempo e distância médios que o motorista percorre com o veículo em situações corriqueiras do dia a dia, mas inadequadas, com o smartphone em mãos. Confira:
+ Abrir o Facebook: 3,5 s / 48,6 m ou o mesmo que 12 veículos enfileirados (a 50 km/h)
+ Abrir o Instagram: 3 segundos / 41,7 m ou duas carretas enfileiradas (a 50 km/h)
+ Destravar o celular: 1,5 segundo / 20,8 m ou 13 bicicletas enfileiradas (a 50 km/h).
Essa informação permita que seja feita uma reflexão. Será que vale a pena usar o celular enquanto estamos dirigindo!???
Analise…
Fonte: https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/06/30/facebook-distrai-motorista-por-ate-45-s-tempo-suficiente-para-matar.htm

Deixe uma resposta