Emoções positivas diminuem inflamação do organismo e melhoram a saúde…

Um estudo demonstra que emoções positivas diminuem inflamação do organismo e melhoram a saúde…

Comer direito, fazer exercícios físicos e dormir bem são algumas das atitudes já comprovadas que podem nos ajudar a permanecer saudável. E um estudo publicado na revista científica Emotion percebeu que as emoções positivas também têm seu papel nisso, pois elas ajudam a diminuir o nível de inflamação em todo o corpo, o que significa um menor risco de sofrer com doenças como diabetes e problemas cardíacos.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que as emoções positivas têm um efeito anti-inflamatório no corpo. O trabalho realizado pela Universidade Cornell (EUA) analisou se o alcance e a variedade desses sentimentos também desempenham algum papel, especialmente se as boas emoções fossem diárias.

Para isso, os pesquisadores pediram a 175 adultos de meia-idade que mantivessem um registro diário de suas experiências emocionais durante um mês, registrando a frequência e intensidade que sentiram de cada uma das 32 emoções diferentes: 16 positivas (como entusiasmado, interessado e estar à vontade) e 16 negativas (como estar com medo, chateado, nervoso e cansado).

Seis meses depois, os cientistas testaram suas amostras de sangue para marcadores de inflamação sistêmica, um fator de risco conhecido para muitos problemas crônicos de saúde e até morte prematura. No geral, as pessoas que relataram uma ampla gama de emoções positivas no dia a dia tiveram menos inflamação do que as que descreveram um intervalo menor, mesmo que suas frequências gerais de emoções positivas fossem semelhantes.

Isso continuou sendo verdade mesmo após os pesquisadores controlarem traços como extroversão, índice de massa corporal, uso de medicamentos, condições médicas e demografia. Surpreendentemente, um efeito semelhante não foi observado para o outro extremo do espectro. Não pareceu importar, para a inflamação, se as pessoas experimentavam regularmente muitas ou poucas variações de emoções negativas.

De acordo com o autor principal do estudo, Anthony Ong, a suspeita é que as pessoas possam maximizar esses benefícios examinando mais de perto suas emoções. “Preste atenção em suas emoções internas e seja capaz de reconhecer mentalmente situações que fazem você se sentir calmo versus excitado.”

“Também pode ser que pessoas com maior inflamação, por algum motivo, possam ser as que tendem a relatar níveis mais baixos de diversidade emocional positiva”, diz Ong. Mais pesquisas são necessárias, porém este estudo fortalece a ligação entre muitos tipos de felicidade e uma melhora concreta da saúde.

Bom, então vamos pensar mais positivo e tentar ver a vida com esse olhar ??? Nem sempre os pensamentos positivos habitam a nossa mente, mas se começarmos a tentar, aos poucos, quem sabe ???

Fonte:https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/07/19/ter-emocoes-positivas-diminui-inflamacao-do-organismo-e-melhora-a-saude.htm

Deixe uma resposta