Dor no ombro: inflamações e traumas são principais causas…

Escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, vestir-se, trabalhar… Você só é capaz de praticar todas essas ações cotidianas graças à articulação mais flexível do corpo humano, a dos ombros. E quando a dor se instala nessa região, ela acaba atrapalhando o seu dia de várias maneiras e o que mais se deseja é uma solução rápida e eficaz –o que, diga-se de passagem, nem sempre isso é possível.

A dor no ombro é bastante comum e se encontra em terceiro lugar na lista das queixas mais frequentes nos consultórios médicos, perdendo apenas para as dores na lombar e nos joelhos. Estima-se que ela afete de 16% a 26% da população em geral e que, todos os anos, uma em cada dez pessoas procure ajuda médica por causa reclamação.

O incômodo é geralmente mais presente em pessoas de 45 a 65 anos. E o grupo mais afetado é o das mulheres.

Tipos de dores no ombro

A dor pode aparecer de repente, quando é chamada de aguda ou pode durar um tempo, tornando-se crônica. Na maioria das vezes, a sensação dolorosa é localizada, mas algumas pessoas sentirão que o incômodo irradia para o cotovelo. Outras relatam ter uma dor que se estende para as regiões escapular (parte de trás das costas) ou cervical (no pescoço).

Nesses casos, nem sempre o problema é do ombro. A dor pode ser sentida não só durante as atividades físicas, mas também na hora do repouso.

Causas da dor no ombro

Segundo os médicos, as causas da dor no ombro se dividem em duas categorias principais: as traumáticas e as atraumáticas. As primeiras estão relacionadas à juventude e dizem respeito a lesões decorrentes de quedas, choques, movimentos bruscos. Já as segundas são mais comuns na idade madura e decorrem, geralmente, do envelhecimento do corpo como um todo, com o desgaste de articulações e tendões.

O incômodo pode também estar conectado às seguintes causas:

  • Articulares: são as relacionadas à articulação do ombro. A mais comum é a lesão do manguito rotador, que corresponde a 6 em cada 10 visitas a um especialista, especialmente entre os pacientes com mais de 50 anos. Para estes, a dor, em geral, decorre de alterações degenerativas. Quando isso acontece, a pessoa também apresentará perda de força, além de piora noturna ao dormir sobre o braço.
  • Periarticulares ou dores referidas: o mal-estar não provém do ombro, mas nele é sentido. Por exemplo: o paciente tem um problema na região do pescoço, artrite e até hérnia de disco, mas a sensação dolorosa é no ombro.
  • Distúrbios ergonômicos ou ocupacionais: decorrem do movimento repetitivo patológico ou má postura.
  • Problemas mecânicos: instabilidade decorrente de movimentação articular excessiva (excessos nas academias).
  • Inflamações: processos inflamatórios na bursa (parte do ombro que facilita a ação dos tendões), ou nos próprios tendões. Esses quadros podem levar à Síndrome de impacto, consequência de uma modificação anatômica na parte superior do ombro (região do osso acrômio).

Quando procurar ajuda médica?

Quando a dor no ombro persiste por mais de dez dias, mesmo após o uso de analgésicos comuns, procure um profissional. Um ortopedista, um reumatologista, um fisiatra (médico focado em reabilitação) ou um especialista em dor podem avaliá-lo.

Os médicos advertem que, nesses casos, é melhor não esperar muito tempo para obter a opinião de um profissional. Isso porque o sintoma pode se agravar, tornando-se crônico. O tempo para que isso se concretize é de três meses.

A demora para procurar intervenção médica, para metade dos pacientes tratados, faz com que a dor comece a melhor depois de 6 meses. Estes são os dados da Associação Internacional para o Estudo da dor. Portanto, quanto mais cedo você procurar ajuda, mais chances tem de se livrar da dor rapidamente.

Como prevenir ou colaborar com o tratamento da dor no ombro

  • Procure ajuda médica o mais rápido possível. A medida evita que a dor se torne crônica;
  • Adote uma dieta equilibrada. Excessos ao comer ou beber mantêm o corpo em constante processo inflamatório;
  • Atente-se à postura no trabalho e ao usar o celular;
  • Evite ficar sentado por horas seguidas, sem pausas;
  • Faça exercícios regulares e sob orientação técnica, independentemente da sua idade;
  • Informe seu treinador sobre os seus limites físicos. Ele deve indicar treinos de alongamento e reforço da musculatura interna do ombro;
  • Fuja de práticas físicas extenuantes; prefira os que permitem movimentos mais lentos.

Fonte:
https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2019/05/21/dor-no-ombro-inflamacoes-e-traumas-sao-principais-causas-veja-como-tratar.htm

Deixe uma resposta