Consumir álcool ajuda a dormir melhor ???

Consumir álcool ajuda a dormir melhor ??? Não! O álcool fragmenta seu sono e afeta a sua qualidade.

Muitas pessoas alegam sentir muito sono depois de tomar alguns goles de ácool e dormir como um bebê.

Aliás, tem gente que até costuma recorrer a algumas doses antes de se deitar, para “capotar na cama”. Mas é melhor repensar a estratégia. Além de trazer vários problemas de saúde, incluindo alguns tipos de  Câncer.

As bebidas alcoólicas são grandes inimigas de uma boa noite de descanso.

Por que o álcool prejudica o sono?

De fato, o álcool ajuda a relaxar, reduz o estresse, diminui a ansiedade e causa sonolência. Tudo isso tende a ajudar você a dormir mais facilmente. O problema vem no momento após pregar os olhos. Um estudo recente, publicado no periódico JMIR Mental Health, aponta que o álcool interfere em áreas do sistema nervoso responsáveis pelo estado de alerta e de descanso. Isso gera alterações na frequência cardíaca durante o sono e faz com que o descanso não seja reparador.

A pesquisa, que avaliou mais de 4 mil pessoas com idade entre 18 e 65 anos, mostra que a recuperação fisiológica do organismo durante o sono sofre uma redução de 9,3% após o baixo consumo de álcool (menos de 0,25 g por kg de peso corporal); e de 39,2% depois de um alto consumo, (mais de 0,75 g por kg de peso corporal). Para uma pessoa com 70 kg, baixo consumo seria algo em torno de uma latinha e meia de cerveja; e o alto, cerca de quatro latas e meia.

A bebida faz você acordar mais durante a noite

O  álcool ainda desregula o ciclo do sono–dividido em quatro fases, nas quais ocorrem processos e produção de hormônios importantes para a recuperação física e mental.

Além disso provoca microdespertares. Ou seja, você acorda várias vezes durante a noite sem perceber. A substância ainda desidrata o organismo e tem efeito diurético. Logo, pode obrigar você a levantar da cama inúmeras vezes para beber á ou fazer xixi.

Dormir alcoolizado pode ser especialmente arriscado para quem tem apneiado sono –que também gera micridespertares.

Perigos em longo prazo

No dia seguinte, o resultado de todos os efeitos gerados pelo álcool geralmente é o cansaço. No entanto, em longo prazo, essa redução da qualidade do sono aumenta o estresse do organismo e pode provocar problemas como hipertensão e obesidade. Para evitar todos esses problemas e não deixar que o álcool prejudique seu sono, o recomendado é tomar a saideira da happy hour cerca de três a quatro horas antes do momento em que você costuma se deitar.

Mas lembre-se que isso não vai minimizar outros males que a bebida traz a saúde.

Fonte: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/05/09/consumir-alcool-ajuda-a-dormir-melhor.htm

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