Conheça estratégias antiestresse fáceis de adotar

Para estarmos bem, precisamos nos preocupar com todos os fatores que podem influenciar nossa saúde. O corpo e a mente estão inter-relacionados. E um pode afetar o outro, caso algum deles esteja em desarmonia. Embora não seja possível evitar o estresse, há medidas práticas antiestresse, que nos ajudam a restaurar o equilíbrio, sem recorrer a estimulantes ou intervenção médica.

Um trabalho exigente, muitos compromissos pessoais e um ambiente poluído. Estes são alguns dos fatores que podem acarretar estresse e afetar nossa saúde e bem-estar.

1 Ria mais

Pode parecer clichê, mas rir realmente é o melhor remédio. O riso interrompe os pensamentos negativos, reforça o sistema imunológico, relaxa os músculos e estimula a liberação de endorfinas – substâncias químicas cerebrais relacionadas ao bem-estar.

2 Mova-se com energia

A atividade aeróbica ajuda a metabolizar os hormônios do estresse produzidos quando estamos irritados ou tensos. Se você puder fazer exercícios ao ar livre, o ar fresco e o sol também podem melhorar seu humor.

3 Respire corretamente

Quando estamos tensos, não respiramos fundo, e a respiração superficial contribui para a ansiedade. Tente respirar a cada 6 segundos ou 10 vezes por minuto . Faça isso duas vezes por dia, 10 minutos por sessão, e terá criado um hábito saudável.

4 Evite elementos que levam a situações estressantes

Se você não consegue lidar com aglomerações, por exemplo, reorganize sua agenda de modo a evitar sair nos horários de rush.

5 Repense as medicações

Suas medidas para reduzir o estresse podem ter efeito contrário. Comprimidos para dormir podem provocar efeito “ressaca” no dia seguinte, e medicamentos para hipertensão e xaropes para tosse podem ter efeitos colaterais inesperados, como insônia.

6 Procure beber menos café

Reduza o café e o chocolate, já que contêm cafeína. Tente fumar menos por causa da nicotina. Os estimulantes proporcionam ânimo temporário, mas podem causar tensão como efeito colateral.

7 Tome pequenas atitudes 

Se a espera e os atrasos são a sua principal fonte de estresse, assuma o controle pensando à frente. Marque consultas médicas ou com outros profissionais com bastante antecedência, e solicite o primeiro horário do dia.

8 Faça movimentos a seu favor

Se não conseguir o primeiro horário, telefone antes de sair de casa para saber se a pessoa está, ou não, atendendo no horário.

9 Reduza suas tarefas

Faça compras no início da semana e do dia para evitar longas filas no caixa do supermercado ou, melhor ainda, compre pela Internet.

10 Antecipe o fato

Leve o celular sempre com você para que seja fácil avisar as pessoas do seu atraso.

11 Ocupe-se com entretenimento 

Carregue trabalho ou material de leitura para usar o tempo ocioso. Ouça música quando estiver no engarrafamento.

12 Fuja do horário de pico

Se estiver aguardando para falar com alguém numa ligação para um call center, tente realizar pequenas tarefas ou desligue e tente novamente fora do horário de pico.

13 Deixe que o computador trabalhe para você

Use o computador para fazer o máximo possível de transações comerciais. É possível fazer transações bancárias, pagar contas, pedir comida e comprar livros sem sair de casa, e sem atrasos.

Fonte: https://www.msn.com/pt-br/saude/mente-saudavel/conheça-21-estratégias-antiestresse-fáceis-de-adotar/ar-AAF6azl?ocid=spartandhp#image=AAF6azl_1|1

Deixe uma resposta