Como manter o armazém seguro?

Como manter o armazém seguro?

Estocar produtos é uma atividade que acontece na maioria dos locais durante vinte e quatro horas por dia.Como manter o armazém seguro

O tempo para estocagem normalmente é curto, e necessita de separação e distribuição dos produtos e a presença de pessoas e máquinas no mesmo ambiente. Isso torna dos armazéns locais com riscos de acidentes.

O primeiro passo para manter o armazém seguro é definir locais exclusivos para o trânsito de pedestres, separando-os das máquinas. A atitude de cada um em seu local específico diminui o risco de acidentes entre pedestres e veículos.

Caso seja inviável a permanência de pessoas próximas às máquinas durante as atividades, deve ser sinalizado o local – zona de segurança . O tamanho dessa zona de segurança pode variar de atividade para atividade (de acordo com o tamanho do produto, toxicidade, risco de explosão…). Normalmente, cinco metros podem ser definidos como uma boa distância para operações simples.

Dicas:

  • Quando o colaborador estiver realizando trabalhos manuais nas zonas de segurança, a máquina se afasta do local. Assim que terminado o trabalho manual, o colaborador se afasta e a máquina se aproxima do local da atividade.
  • Caso o operador perceba que alguém estranho à atividade se aproxima ou que o parceiro de trabalho não respeita a distância mínima exigida, deve-se realizar o desligamento imediato da máquina.
  • O ambiente deve ser bem iluminado e livre de imperfeições no piso, para reduzir o risco de queda de pessoas e de cargas.
  • Os operadores de máquinas devem possuir visão ampla do ambiente.
  • Devem observar os cruzamentos entre as ruas no interior do armazém os espelhos convexos, o que possibilita aos condutores que observem e sejam observados por outros operadores e suas máquinas. Olhar os espelhos antes de qualquer conversão possibilita o operador a prever qualquer situação de risco (cargas tombadas e/ou pessoas fora da passagem de segurança).
  • O operador deve relatar ao seu superior qualquer irregularidade na máquina (freio, iluminação, direção e emissão de sons do equipamento).
  • Nunca posicionar cargas, máquinas e objetos próximos aos equipamentos de combate a incêndios (extintores e caixa de hidrantes).
  • Todo colaborador deve saber o número do ramal de emergência. Se você não sabe, consulte o técnico de segurança.
 Fonte: DDS Online

Deixe uma resposta