Acabou o álcool gel no mercado o que eu faço?

Em tempos de pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, a corrida pelo álcool em gel 70% aumentou muito e fez com que o produto desaparecesse em várias cidades.

Nas cidades em que o álcool em gel 70% não desapareceu, o preço pode variar até 300% a mais que era encontrado antes da pandemia.

Vale a pena lembrar que álcool doméstico de 40% não é eficiente para matar agentes infecciosos, eles apenas desinfetam e limpam superfícies.

Para esterilizar é necessário que o álcool tenha graduação de etanol acima de 70%.

Como é feito o álcool em gel 70%?

O álcool em gel é feito a partir de etanol, o 70% do rótulo quer dizer que a cada 100 ml do produto, 70 ml são de etanol.

Os outros 30% da composição são de água e espessantes, que dão a textura em gel. Esse percentual de água é importante porque reduz o risco incendiário do etanol 100% evitando acidentes graves.

Além disso, a água faz com que o etanol evapore mais devagar e isso prolonga a ação do álcool 70% nas superfícies.

A consistência em gel facilita para utilizar nas mãos, espalhar melhor, ter maior controle, já que, menos em menor escala, ele continua sendo incendiável e, evita desperdício do produto.

Mas por que o álcool em gel 70% é tão eficiente?

O álcool 70% é usado a séculos como antisséptico em ambientes hospitalares. Ele age diretamente na parede celular do vírus e desnatura as proteínas e destrói os lipídios, matando o agente infeccioso.

Nesse processo, ele consegue eliminar 99,9% desses agentes infecciosos, deixando a superfície ou suas mãos esterilizadas.

É por isso que o uso de álcool em gel 70%, aliado a bons hábitos de higiene, está sendo recomendado como prevenção para infecção por coronavírus.

O que fazer se não encontrar álcool em gel 70% para comprar?

O álcool em gel 70% age diretamente na parede celular, a camada que reveste o vírus, ele destrói os lipídios que estão ali.

Lipídio nada mais é que um tipo de gordura e, sabe o que pode destruir gordura até mesmo com mais eficiência que etanol? Os surfactantes!

COVID-19 - Sabão com espuma, resultado da presença de agentes surfactantes, poderosos na limpeza das mãos.
COVID-19 – Sabão com espuma, resultado da presença de agentes surfactantes, poderosos na limpeza das mãos.

Mas… o que são surfactantes? Surfactantes são as substâncias que estão presentes nos detergentes, sabonetes de todos os tipos, sabão e shampoo.

É por isso que, depois de brincar muito ou de um dia cansativo no trabalho, você toma um banho e sente um frescor na pele, pois a camada lipídica em excesso foi retirada.

A maior medida que você pode tomar para se prevenir do coronavírus é lavar bem as mãos com água e sabão, muitas vezes ao dia!

O álcool em gel 70% é um complemento da sua proteção, se você puder usá-lo, ótimo! Mas se não encontrar, não se desespere.

E as receitas caseiras de álcool gel ou compostos de ervas, funcionam?

Em tempos de crise, é comum surgirem mil e uma receitas na internet para sanar o problema. Mas cuidado!

Existe muito engano sendo propagado na internet que podem levar as pessoas a confiar em uma solução que não tem nenhuma eficácia comprovada.

Além de deixar as ainda mais desprotegidas, essas combinações caseiras podem ser perigosas para a saúde, gerando desde uma alergia até uma dermatite, inflamação da pele, mais séria.

Organização Mundial de Saúde (OMS) reforçou em suas publicações que o método mais eficaz para combater o coronavírus é lavar as mãos e evitar contatos sociais, principalmente se você tiver algum sintoma da doença.

Como lavar as mãos corretamente?

  1. Molhe bem as mãos em água corrente, feche a torneira e coloque sabão nas mãos
  2. Esfregue as mãos até obter espuma, lembre-se de esfregar a palma da mão, o dorso, entre todos os dedos e embaixo das unhas. A OMS recomenda que esse passo leve o tempo necessário para que você cante duas vezes a música do “parabéns pra você”.
  3. Enxague bem as mãos com água corrente e limpa.
  4. Seque as mãos com uma toalha limpa ou lenços de papel.
  5. Agora sim, se você tem álcool gel disponível, passe em suas mãos.

Dicas para o uso do álcool em gel 70%

Estamos passando por uma pandemia e é importante tomar cuidados mesmo usando o álcool em gel 70%.

Não se esqueça que a eficácia do álcool em gel 70% é melhor quando não existem sujeiras na pele, ou seja, o uso dele não substitui lavar as mãos com água e sabão.

Lembre-se que os produtos com válvula pump, aquela que você aperta e o produto sai, correm menos risco de serem contaminados, é importante não manipular o álcool do frasco com as mãos.

Se você já tem um vidro de álcool em casa, observe a validade do produto e se ele está opaco, se estiver é porque todo o etanol já evaporou e ficou apenas o gel, que pode sofrer alguma desestruturação.

Lembre-se que uma pessoa com vários potes de álcool em gel 70% que esteja cercada de pessoas que não têm acesso a ele, fica muito menos protegida do se todas as pessoas tivessem acesso a pelo menos um pote de álcool em gel 70%.

É hora de sermos responsáveis e comprar apenas o necessário para nossa família! E assim termos menos risco de contaminação em nossa sociedade!

Fonte:
https://lereaprender.com.br/acabou-o-alcool-em-gel-o-que-eu-posso-fazer/

Deixe uma resposta