9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho.

Uma conversar pessoal, no lugar de um e-mail, pode melhorar muito a comunicação no ambiente de trabalho.

Comunicação no ambiente de trabalho: a mais importante das competências. 

O profissional pode ser um gênio em sua área, extremamente competente e preparado, cheio de ideias e capaz de executar as mais complexas tarefas ou projetos.

Mas se não souber se comunicar, tanto entender o que é pedido como transmitir tudo o que sabe, planeja ou fez, de nada adiantarão seus esforços, habilidades e competências.

A inabilidade de comunicação no ambiente de trabalho fará com que este profissional não seja reconhecido e, mais que isso, não conseguirá desempenhar corretamente suas atividades, tornando-se improdutivo.

No caso do líder, a comunicação no ambiente de trabalho se torna ainda mais importante. É impossível liderar sem se comunicar no ambiente corporativo da forma correta.

E chega a ser irônico, nos dias de hoje, com tantas ferramentas de comunicação e tecnologias de compartilhamento da informação, que as pessoas tenham dificuldade de se comunicarem no ambiente de trabalho.

Uma conversa pessoal, no lugar de um e-mail, pode melhorar muito a comunicação.

Isso acontece exatamente pelo vício em usar essas facilidades digitais como “muletas” que muitas vezes são usadas para postergar respostas e evitar o contato pessoal.

Para ajudar você a entender melhor a comunicação no ambiente de trabalho e como empregá-la de forma efetiva em seu dia a dia, fizemos um pequeno resumo das principais ferramentas que você pode usar para se comunicar no local de trabalho da melhor maneira e algumas dicas práticas para agilizar esse processo tão importante.o

Como se comunicar no local de trabalho:

  1. Lembre-se: não é o que você diz que importa, mas o que o outro “ouve”
    Isto é, o que ele entende. Tende buscar um feedback sobre o que o outro entendeu, com uma pergunta de fechamento que resuma sua mensagem.
  2. Escolha o canal correto
    Será que um e-mail é a melhor maneira de discutir determinado assunto? Já pensou em usar menos o e-mail e, às vezes, falar pessoalmente com as pessoas? Se achar necessário “documentar” o que foi acordado, envie um e-mail começando com estas palavras: “Conforme nossa conversa de hoje, decidimos que…”.
  3. Uma imagem vale mais que mil palavras
    Muitas pessoas confiam excessivamente no poder de persuasão de seu discurso. Sempre que tiver que fazer uma apresentação para um grupo, use um editor do tipo Power Point e não se restrinja a textos, use imagens que ilustrem suas boas ideias.
  4. Não fale desnecessariamente
    Muitas pessoas acham que tem que se destacar em reuniões falando algo, qualquer coisa que seja, e acabam pagando aquele mico…  Se o quer for dizer não vai acrescentar nada, fique calado. Só as boas ideias destacam realmente as pessoas.
  5. Não se cale desnecessariamente
    Da mesma forma, se acha que vai acrescentar algo relevante à discussão, exponha suas ideias com clareza e assertividade.
  6. Para cada perfil, um tipo de discurso
    Conforme for conhecendo melhor os membros de sua equipe, colegas e superior, perceba que tipo de discurso os convence melhor. Existem pessoas que precisam ver imagens, outras necessitam de dados comprovados e gráficos, há aqueles que se encantam e emocionam. Ajuste suas mensagens: fale “aquilo” que os outros querem ouvir.
  7. Nunca interrompa quem está falando
    Ouça atentamente e aproveite para entender melhor as opiniões do outro. Se não concorda com o que ele fala, espere terminar e inicie sua resposta de maneira quase neutra, algo como: “Compreendo seu ponto de vista, mas acredito que neste caso….”. Não parta para o confronto direto, seja diplomático.
  8. Pratique a escuta ativa
    Observe atentamente o que o outro fala, seus gestos, expressões faciais e entrelinhas. Muitas vezes ouvimos, mas não compreendemos claramente a mensagem.
  9. Evite reuniões intermináveis
    Quem organiza a reunião deve definir claramente o tema, quem vai participar e, principalmente, quando começa e termina. Geralmente reuniões com mais de uma hora não levam a nada!

Descubra a maneira adequada de falar para que o outro possa ouvir. Aumentar o volume não é a solução.

Fonte:
https://www.agendor.com.br/blog/comunicacao-no-ambiente-de-trabalho/

Deixe uma resposta