5 Motivos para doar sangue

Hoje comemoramos o dia nacional da Doação de Sangue.

O que é doação de sangue?

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.

Mas afinal, por que devo doar sangue?

Quem já passou por uma situação em que precisou de doação de sangue sabe o quanto é importante e valioso cada vez que uma nova bolsa chega a um hospital. Todos os dias, milhares de pacientes aguardam ansiosamente por doações. Você pode ser um portador de esperança e ainda ajudar a salvar estas vidas!

1- Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

O sangue contido em apenas uma bolsa de sangue pode atender até quatro pacientes, visto que o material é separado em  mais de um hemocomponentes, sendo eles concentrado de plaquetas, concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), plasma e crioprecipitado, utilizado em inúmeras situações clínicas.

2 – Sem tempo? Não há problema: o ato da doação é super rápido e leva no máximo 1 hora.

Diferente do que muitas pessoas pensam, doar sangue é muito simples e rápido. O processo funciona basicamente assim: você se dirige ao local da doação, realiza o cadastro de doador, faz a triagem clínica (incluindo teste de anemia), verifica a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o peso e temperatura. Depois, responde um pequeno questionário sobre sua saúde, assina o voto de auto-exclusão e realiza a doação. Pode parecer bastante coisa, mas na prática é super rápido e vale muito a pena!

3 – O doador tem direito a descontos em diversos estabelecimentos

Além de fazer o bem ajudando quem precisa, doadores de sangue possuem direito a descontos em vários estabelecimento como cinemas, teatros, shows e parques. Nada mal, não é?

4 – Doar sangue vale horas complementares na Faculdade

Muitas instituições de ensino aceitam as horas investidas em doação de sangue como complementares. Mais um belo motivo para se tornar um doador!

5 – É um gesto de amor que beneficia a todos

Todas as causas acima são razões para doar sangue, mas o mais importante mesmo é este é um ato de solidariedade e amor ao próximo, que irá beneficiar tanto quem doa quanto quem precisa de sangue. Basta pensar que você estará salvando vidas, e levando esperança à pacientes e familiares em situações delicadas.

Fonte:
https://www.bancodesanguevirtual.com.br/por-que-doar-sangue/

Deixe uma resposta