Aprenda a dizer “não” quando necessário…


Na cultura atual, nós vangloriamos aqueles que vivem na correria e adoram o trabalho duro. Mas preencher cada minuto da sua agenda não está lhe ajudando a fazer mais coisas. Na verdade, ter muitas ocupações pode gerar um estado constante de alerta que prejudica sua saúde mental e pode causar síndrome de burnout. Um tiro no pé de quem quer saber como melhorar o desempenho.

“Nós pensamos que se não estão com o agenda toda cheia, alguma coisa está errada”.

“Na sociedade atual, nós enaltecemos o trabalho duro. Glorificamos estar na correria… mas ter muitas ocupações não significa ser uma pessoa produtiva. Não significa que você está feliz. Isso significa apenas que você está andando em círculos o dia inteiro, correndo atrás da própria cauda.”

Se você quer o controle do seu tempo de volta, você precisa saber como dizer não no trabalho. Se para você isso é muito desconfortável, ressignificar o “não” pode ajudar.

Por exemplo, suponha que você tem a oportunidade de trabalhar com um novo cliente — mas não tem tempo de assumir o projeto. Em vez de pensar em dizer “não” ao novo cliente, pense em dizer “sim” para o tempo com seus filhos ou melhorar o trabalho com os clientes que já tem.

Nós sentimos uma culpa ao dizer não quando novas oportunidades surgem, pois sentimos que elas só batem à nossa porta uma vez… mas a verdade é que, toda vez que dizemos sim a essas oportunidades, estamos dizendo não ao tempo com nossa família. Estamos dizendo não aos objetivos que realmente nos tornam felizes. Estamos dizendo não aos nossos projetos paralelos. Então é realmente importante não apenas dizer ‘não’ para o que não queremos, mas dizer ‘sim’ ao que queremos.

Pratique com responsabilidade e decididamente essa ideia!!!

Deixe uma resposta